A queixa mais comum nessa área é a de queda de cabelo e a calvície (tanto masculina quanto feminina). O dermatologista é responsável por identificar a causa, através da história (anamnese) e exame clínico durante a consulta médica e, se necessário, ainda solicitar exames complementares, para então chegar ao diagnóstico e plano de tratamento adequado.
Além da queda de cabelo, a tricologia também abrange tratamentos para perda de cabelos após quimioterapia, danos aos fios de cabelo causados por procedimentos estéticos químicos e físicos (como tinturas, colorações e alisamentos), bem como de infecções no couro cabeludo (dermatites), psoríase, micoses e foliculites, entre outras.
Atualmente, devido a grande procura, a tricologia é uma área que atrai muitos interessados. No mundo inteiro tem crescido significativamente o número de pesquisas e descobertas de novos protocolos de tratamentos médicos nessa área.
A biópsia é um exame que consiste na retirada cirúrgica de um ou dois fragmentos da pele do couro cabeludo, que são enviados para análise anatomopatológica.
Esse procedimento é indicado quando o dermatologista precisa avaliar o couro cabeludo de forma mais precisa, em casos de dúvida do diagnóstico clínico ou quando há suspeita de alopecia cicatricial. É realizada sob anestesia local, em consultório médico, e o paciente pode retornar às suas atividades no mesmo dia.
A tricoscopia é um exame realizado para o correto diagnóstico das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. Também é um grande aliado no acompanhamento do tratamento.
Ele permite que o dermatologista veja imagens ampliadas dos fios e do couro cabeludo, o que possibilita a avaliação precisa de possíveis problemas.
O exame é simples e rápido, feito durante a consulta clínica.
A análise dos fios de cabelos perdidos é um exame feito com o objetivo de identificar o tipo de queda. Se a mesma é proveniente da raiz ou de uma fratura da haste, diferenciando assim a queda da quebra capilar.
Para realizá-lo, após orientação do médico dermatologista, o paciente deve coletar os fios que caíram espontaneamente do couro cabeludo ao longo do dia e entregá-los ao especialista durante a consulta. Com base no material colhido, será possível identificar se a queda capilar está normal ou aumentada, assim como verificar a fase do ciclo folicular dos fios perdidos.