O lifting de braço ou braquioplastia remodela o contorno do braço removendo o excesso de pele e os depósitos de gordura localizados da axila ao cotovelo. Embora a dieta e o exercício físico possam ajudar a melhorar esse contorno, eles não removem a pele flácida. A braquioplastia pode ser combinada com a lipoaspiração, com o objetivo de criar um braço mais definido.
Em pacientes que sofreram perda excessiva de peso, o lifting de braço proporciona uma melhora significativa no formato e na aparência geral, tornando-se um dos procedimentos mais procurados após uma cirurgia bariátrica.
Depois da cirurgia, o paciente se sente mais à vontade usando roupas sem mangas, com os braços mais finos e tonificados, pois há uma melhora significativa do contorno desses membros.
Geralmente, utiliza-se a anestesia geral. As incisões são feitas ao longo do comprimento do braço, indo da axila até logo acima do cotovelo, ao longo da parte interna do braço. O excesso de gordura é removido com o auxílio da lipoaspiração e, em seguida, remove-se o excesso de pele. As incisões são fechadas com pontos ou suturas absorvíveis. Um curativo estéril e uma malha de compressão são colocados logo após a cirurgia. O procedimento, normalmente, leva de uma a três horas. Embora os resultados da cirurgia sejam imediatamente aparentes, o braço ficará inchado e manchas roxas poderão aparecer também.
Os pontos serão retirados num prazo médio de sete dias. A malha de compressão deverá ser usada por, pelo menos, trinta dias. Haverá uma limitação temporária para movimentar os braços e massagens fitoterápicas podem ser necessárias.