A abdominoplastia, também conhecida como dermolipectomia abdominal , é um procedimento cirúrgico que pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres. Está indicado para remover o excesso de flacidez abdominal e reposicionar a musculatura do abdômen. Devido à perda de peso, gravidez ou envelhecimento, a flacidez de pele e da musculatura do abdômen pode ser deprimente e problemática.
A cirurgia plástica, nesses casos, tem como objetivo devolver o contorno corporal, refazendo a cintura, reposicionando a musculatura e retirando o excesso de pele. Na maioria das vezes, a plástica de abdômen deve ser associada à lipoaspiração para se retirar a gordura localizada.
Para pacientes com pele flácida abaixo do umbigo, a mini-abdominoplastia é uma opção, no entanto, os músculos não são abordados com esse procedimento e a cicatriz não é tão extensa quanto numa abdominoplastia convencional. Essa cirurgia oferece uma recuperação mais rápida e pode ser associada à lipoaspiração.
Aplica-se anestesia geral ou peridural. Uma incisão é feita na altura da cesariana, que se prolonga para as laterais, até o osso da bacia. A musculatura do abdômen é reposicionada e costurada. Todo o excesso de pele é removido e um novo umbigo é confeccionado. Após as suturas, faz-se um curativo com gaze e pomada. Ataduras ou cinta de compressão são colocadas envolvendo o abdômen.
Os pontos são retirados entre sete e dez dias. A drenagem linfática deve ser iniciada logo nos primeiros dias de pós-operatório. A cinta deve ser mantida por de 30 a 45 dias, devendo ser retirada apenas para banho. O paciente poderá retornar para as suas atividades em torno de 15 dias após o procedimento. Atividades leves de academia podem ser reiniciadas após 30 dias e atividades com carga após 45 dias.