Alcançar a harmonia facial agora é facilmente alcançável por cirurgias que, muitas vezes, podem ser realizadas sem criar cicatrizes visíveis. A cirurgia de implantação de materiais sintéticos no rosto pode ajudar pacientes que nasceram com deformidades faciais, pacientes que sofreram traumas que resultaram em alterações nos ossos da face ou pacientes que simplesmente desejam uma aparência mais estética devido às alterações do envelhecimento. Ao olhar para o rosto de alguém, vemos a pele, que é apenas uma “lona”, refletindo a estrutura óssea subjacente do esqueleto facial. À medida que envelhecemos, nossos ossos faciais mudam com um padrão previsível. Assim, um esqueleto facial envelhecido influenciará na aparência da pele sobreposta. Abordar esse processo de envelhecimento exige rejuvenescer o esqueleto ósseo subjacente, o que pode resultar em alterações positivas em todo o rosto.
A cirurgia de implante facial geralmente pode ser feita sem criar uma cicatriz visível. Em alguns casos de implantação de queixo, é necessária uma incisão externa sob a área, mas que se esconde bem. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local ou geral, com base em sua preferência e no que o cirurgião considerar adequado. É possível o aumento de muitas regiões da face, incluindo a região periorbital, a bochecha, o queixo e ao longo da linha da mandíbula.
Para a colocação de um implante ao longo do canal lacrimal ou bochecha, uma incisão pode ser feita dentro da pálpebra para evitar uma cicatriz visível. Alternativamente, a incisão pode ser feita através da pele da pálpebra inferior, dentro de uma linha de rugas preexistente. Muitas vezes, é possível combinar sua cirurgia de implante com uma blefaroplastia da pálpebra inferior para rejuvenescer ainda mais a região.
Da mesma forma, uma incisão também pode ser feita dentro da boca para aumentar as regiões da bochecha e malar. Isso pode ajudar a adicionar volume à bochecha, restaurando, assim, a juventude. Para a colocação de um implante de queixo, o cirurgião plástico facial pode usar uma incisão na boca ou sob o queixo, onde a cicatriz se esconderá bem. A incisão é, geralmente, muito pequena e cura imperceptivelmente. Os implantes de queixo são, frequentemente, usados em conjunto com uma rinoplastia para ajudar a restaurar a harmonia do rosto, principalmente na visualização do perfil.
O paciente provavelmente receberá alta no mesmo dia da cirurgia. O cirurgião fornecerá remédios para a dor, adequados e poderá prescrever antibióticos. Muitos cirurgiões colocam um curativo sobre o local do implante para manter a pressão na área. Pode-se retomar a atividade normal em quatro semanas após a cirurgia.