logo-312x113

+55 (21) 2287-1131 | +55 (21) 2267-3211 | +55 (21) 98879-3211

LASER

Os lasers são dispositivos médicos que produzem feixes focados de alta energia de luz e calor intensos e “coloridos” que foram encontrados – através de pesquisas em andamento e extensa experiência clínica – para interagir seletivamente, de maneiras muito úteis, sobre vários tecidos dentro do corpo e da pele. Os lasers podem ser usados para o tratamento bem-sucedido de muitas condições estéticas e médicas.

Tipos de lasers

Resurfacing da pele a laser

Os lasers podem ser usados para reduzir as rugas ao redor dos lábios ou olhos, até mesmo do rosto inteiro, suavizando as rugas finas e removendo certas pigmentações e outras manchas coloridas no rosto. O recapeamento da pele pode ser combinado com procedimentos de rejuvenescimento cirúrgico, como facelift e cirurgia palpebral, para proporcionar um melhor resultado geral. Isso deve ser discutido com seu cirurgião plástico facial, que deve ter conhecimento de como fornecer, com segurança, a energia do laser para minimizar as complicações. Os lasers usados para o recapeamento da pele incluem os de CO2 e Er: YAG. Esses lasers também podem ser usados para o tratamento de cicatrizes de acne. Os avanços tecnológicos permitiram que esses lasers fossem entregues com tecnologia fracionária, permitindo que apenas uma fração da superfície da pele fosse tratada ao mesmo tempo, o que minimiza o tempo de inatividade e os efeitos colaterais do tratamento.

Remoção a laser de marcas de nascença e lesões cutâneas

As marcas de nascença conhecidas como “manchas de vinho do Porto” respondem notavelmente bem ao tratamento a laser. Os vasos sanguíneos anormais que causam essas marcas são reduzidos em tamanho pelo laser, o que resulta em um clareamento da área tratada. Crescimentos da pele, “veias da aranha” faciais, verrugas, manchas escuras ou “manchas da idade”, pelos para remoção, cicatrizes e algumas tatuagens respondem à cirurgia a laser. A maioria das situações exige mais de um tratamento a laser , mas algumas respondem a um único tratamento.

Existem constantes avanços tecnológicos que levam a novas aplicações das gerações futuras de lasers. Por favor, peça ao seu médico para discutir os últimos avanços com você.

Muitas dessas cirurgias a laser são realizadas como tratamentos ambulatoriais em hospitais ou consultórios.

Depois que seu cirurgião indicar que um laser pode ser útil na cirurgia, ele explicará o laser de sua escolha e o que pode ser realizado. Como em toda cirurgia, o laser tem suas limitações. Muitas vezes, os resultados são muito bons. Ocasionalmente, tratamentos repetidos são necessários para alcançar o melhor resultado.

Alguns cirurgiões podem usar anestésicos locais na área tratada antes da cirurgia. Os dispositivos de resfriamento também podem ser usados para melhorar seu nível de conforto durante o procedimento. Às vezes, as cirurgias podem ser feitas no consultório do cirurgião; outras vezes, as cirurgias são realizadas em ambulatórios de uma clínica ou hospital. Seu cirurgião decidirá sobre o método apropriado, ditado pela natureza da cirurgia.

Como a segurança é um componente importante no uso do laser, seu cirurgião descreverá as precauções, incluindo o uso de proteção ocular, antes da cirurgia.

Após a cirurgia, você provavelmente experimentará algum inchaço e vermelhidão da pele por vários dias. Dependendo da profundidade do tratamento, pode haver feridas abertas que exijam regimes 

específicos que o cirurgião deseje que você siga. Pomadas de camada grossa podem ser usadas durante o processo de cicatrização. É importante que o paciente siga todas as instruções pós-operatórias, principalmente o uso de protetor solar, evitando a exposição ao sol.

O impacto total do laser pode não ser aparente por um mês ou dois, especialmente com deformidades vasculares. Sessões de tratamento adicionais não serão agendadas até que o processo de cicatrização de um tratamento específico seja concluído.

É importante que o paciente perceba que os lasers têm aplicações específicas. O cirurgião plástico facial é experiente no uso do laser e é a melhor fonte de informações sobre se a cirurgia a laser é apropriada para sua condição.

O seguro geralmente não cobre cirurgias feitas exclusivamente por razões cosméticas. A cirurgia para corrigir ou melhorar as deformidades congênitas ou para tratar múltiplas lesões pré-cancerosas, como queratoses actínicas ou queimaduras acidentais ou lesões na pele, pode ser reembolsada total ou parcialmente. É de responsabilidade do paciente verificar com a operadora de seguros informações sobre o grau de cobertura.

Atualmente, estão disponíveis várias técnicas que permitem aos cirurgiões plásticos faciais tratarem uma ampla gama de problemas de pele.