O processo natural do parto estica os músculos e tecidos da vagina, vulva e lábios genitais. Essas e outras mudanças semelhantes, devido ao parto, envelhecimento ou flutuação no peso, podem ter um impacto negativo na intimidade sexual, como diminuição da sensação, dor ou desconforto durante o sexo. Além disso, algumas mulheres sentem dor ao andar de bicicleta, cavalo ou outros exercícios de alto impacto.
O rejuvenescimento vaginal visa a melhorar a aparência, o tamanho e a função e reduzir a dor relacionada a alterações na genitália feminina. Existem vários procedimentos que podem ser incluídos neste cabeçalho:
O rejuvenescimento vaginal pode proporcionar autoconfiança e conforto renovados para as mulheres afetadas.
O candidato ideal para o rejuvenescimento vaginal é uma mulher de boa saúde que tem uma ou mais das seguintes preocupações:
A vaginoplastia aperta a vagina para restaurá-la para quase o mesmo tamanho que era antes de ter filhos.
Melhorar a aparência dos lábios pode aumentar sua autoconfiança e fazer com que a mulher se sinta mais confortável em certas categorias de roupas, ao se exercitar e se relacionar sexualmente. Consequentemente, pode melhorar sua qualidade de vida.
A anestesia é administrada. Durante um procedimento de vaginoplastia, o excesso de pele é removido e os tecidos da parede vaginal são apertados com suturas. Durante um procedimento de labioplastia, o excesso de tecido é removido para criar o contorno desejado e alinhar os lábios, e depois a incisão é fechada com suturas absorvíveis.