Cantoplastia é um procedimento cirúrgico que consiste em modificar a posição do canto ou borda lateral, da pálpebra inferior. Normalmente, a cantoplastia é realizada para elevar o canto lateral do olho após a queda que ocorre em função da idade ou após alguma cirurgia que afeta as pálpebras.
Feita a incisão, o cirurgião suspende o canto da pálpebra inferior ao rebordo lateral da órbita. Em alguns casos, é necessário remover o excesso de pele que fica na região. Após feita a realocação do cantinho dos olhos e removido o excesso de pele, o cirurgião faz a sutura com pontos absorvíveis ou não.
Foxy eyes (olhos de raposa) tem ganhado popularidade entre as celebridades e poucas pessoas conseguem esse formato de olhos apenas com uma boa genética.
O procedimento é a elevação acentuada da cauda da sobrancelha, causando um formato alongado e amendoado, ou seja, “puxando” latero-superiormente os olhos. Em termos técnicos: provocamos uma angulação oblíqua do canto lateral dos olhos de modo que fiquem mais altos que o canto medial e para alcançar esse visual alguns procedimentos são usados como a cantopexia e suspensão lateral das sobrancelhas