À medida que as mulheres envelhecem, os seios perdem forma e firmeza. A pele perde gradualmente sua elasticidade e não mantém mais os seios em uma posição jovem e ereta. Gravidez, amamentação, ganho e perda de peso também aumentam a carga tecidual da perda da elasticidade da pele. Mulheres com seios caídos podem se beneficiar de uma elevação dos seios (mastopexia). Se também houver problemas de excesso de volume ou tamanho das mamas, uma redução pode ser feita ao mesmo tempo. A perda de volume pode ser corrigida pelo aumento do peito na mesma ocasião. As assimetrias também podem ser melhoradas.
O excesso de pele é removido, o complexo areolar do mamilo (pele escura ao redor do mamilo) é levantado, e os seios são costurados novamente para criar uma aparência mais jovem e mais firme. Dependendo do tamanho, aparência e assimetrias no pré-operatório, os complexos areolares dos mamilos também podem ser reduzidos. Existem incisões feitas diretamente nas mamas que podem se estender ao redor do complexo areolar do mamilo, na frente da mama e na dobra da mama, dependendo do grau de considerações de inclinação, assimetria e volume.
Mulheres saudáveis, sem doença mamária subjacente, que têm seios caído e querem melhorar o formato dos peitos. O procedimento só é indicado a mulheres que tolerarão cicatrizes de mama.
As operações de mastopexia geralmente são realizadas em instalações cirúrgicas ambulatoriais credenciadas sob anestesia geral ou sedação consciente com anestesia local. Existem vários tipos de procedimentos de mastopexia, dependendo da gravidade da queda da mama. Na maioria dos casos, incisões são feitas em torno do complexo areolar do mamilo e no meio das mamas. Às vezes, eles podem se estender para a dobra do peito. O complexo areolar do mamilo é levantado para uma posição mais jovem.
O desconforto pós-operatório é, geralmente, controlado com medicamentos orais e anestesia local de ação prolongada. Um sutiã macio ou vestuário de compressão geralmente é usado por, pelo menos, vários dias no pós-operatório. Esse é um procedimento ambulatorial, e você poderá voltar para casa cerca de duas horas após a cirurgia. Você deve ter alguém para levá-lo para casa e ficar com você durante o primeiro dia e noite após o procedimento de segurança.
O paciente será atendido no dia seguinte por 24 horas e acompanhamento. A maioria das suturas é interna e não precisa ser removida. A atividade leve pode ser retomada de sete a dez dias. As atividades esportivas podem ser retomadas de três a seis semanas (dependendo do seu cirurgião plástico).
Pode ser necessária redução da mama ou aumento da mama com a mastopexia para obter melhores resultados.